segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O teatro como ferramenta pedagógica










O teatro foi usado como estratégia de ensino da língua estrangeira (Italiano) em nosso estágio. Essa ferramenta foi de estrema valia, pois nos momentos em que entravámos encenando em sala de aula, as crianças ficavam atonitas, conseguimos, dessa forma, acalmá-las e cativar sua atenção. Elas sentiam-se mais estimuladas para o aprendizado dessa segunda língua e da cultura da Itália, já que, a dramatização propiciou uma maior aproximação entre a cultura brasileira e a cultura italiana. Quando saíamos do personagem, as crianças queriam saber mais e mais palavras em italiano e, também, fixavam muito melhor palavras que já tinham sido usadas e que, a partir de então, tornavam-se vocábulos mais comuns na fala desses alunos. O teatro nos permitiu ainda, ensinar corretamente a pronúncia e o significado de muitas palavras. Ou seja, nosso grupo, hoje, tem certeza de que o teatro (esta arte tão expressiva) pode e "deve" ser usado como recurso pedagógico e lúdico tanto em aulas de língua estrangeiras, como em aulas de outras disciplinas, independente da faixa etária dos alunos, porque este, encanta a todos.

2 comentários:

  1. Que trabalho maravilhoso meninas!vcs encarnaram mesmo os personagens.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Complimenti! Da quello che si vede il vostro lavoro è stato bellissimo, siete veramente brave, continuate così e sarete delle insegnanti bravissime. Auguri!!!
    Un abbraccione
    Neusa

    ResponderExcluir