[...] ação integradora capaz de suscitar comportamentos e atitudes comprometidas com princípios orientados para o respeito ao outro, às diferenças, à diversidade cultural que caracteriza todo o processo de ensino/aprendizagem de línguas, seja ele de línguas ou de qualquer outro conteúdo escolar. É o esforço para a promoção da interação, da integração e cooperação entre os indivíduos de diferentes mundos culturais. É o esforço para se partilhar as experiências, antigas e novas, de modo a construir novos significados.
Discutir questões inter (culturais) em sala de aula não significa, portanto, a mera transmissão de informações .
Significa adotar a perspectiva do intercultural como processo de diálogo, comunicação entre pessoas ou grupos
pertencentes a culturas diferentes (nacionalidades, origem social, deficiências,gênero, ocupação,etc.), que promove a integração e o respeito à diversidade e permite ao educando encontrar-se com a cultura do outro sem deixar de lado a sua própria, ou seja, incentiva o respeito a outras culturas e a superação de preconceito.
Ao se ensinar a língua italiana, faz-se necessário relacioná-la com a cultura do país que a fala, pois uma coisa está ligada à outra.
a. localização geográfica
b. capital
c. nacionalidade
d. número de habitantes
e. principais atividades econômicas
f. sistema de governo
g. bandeira e mapa do país
h. nome do chefe de Governo e/ou Estado
i. outro item que achar importante
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